22/07/2017

Conheça o Deus que inspirou a criação de Gandalf



Da mitologia finlandesa, passando pelas tradições populares da Estônia até grande parte da Europa Setentrional, Wainamoinen representa o poderoso deus da magia, que domina não só o oculto, mas também a poesia.

Filho de Ilmatar e neto do deus do céu e do mar, Wainamoinen foi concebido no fundo marinho, de onde emergiu para propagar sua magia na terra. A tradição mitológica o descreve como um homem ancião e infinitamente sábio, de voz poderosa e com uma enorme barba branca.
O dom de sua sabedoria coloca ordem no caos da existência e é uma referência de moral para os seres humanos, que devem segui-lo. Sua voz, por meio do canto, conduz sua magia e constitui seu poder, embora ele não hesite em pegar a espada se considerar necessário. As semelhanças entre Wainamoinen e Gandalf são evidentes.

E não se trata de pura casualidade: o próprio Tolkien reconheceu a influência inegável da tradição mitológica finlandesa sobre sua obra. Toda a ação do Kalevala gira em torno de um objeto mágico, parecido com um anel e chamado Sampo, que dá poder àquele que o possuir e pelo qual as forças do bem e do mal lutam incessantemente.


supercurioso
seuhistory

Nenhum comentário:

Postar um comentário