08/09/2017

Qual era a imagem que Einstein tinha de Deus



O físico alemão Albert Einstein (1879-1955) é considerado uma das mentes mais brilhantes do século XX. Além de revolucionar a física com sua teoria da relatividade geral, Einstein foi um livre pensador e abordou, durante sua vida, várias questões filosóficas e religiosas.

Em certa ocasião, ao ser entrevistado pelo rabino Herbet S. Goldstein, o cientista respondeu à pergunta sobre sua crença na existência de Deus, afirmando: “Acredito no Deus de Spinoza, que se revela dentro da harmonia do existente, não em um Deus preocupado com o destino e as ações dos seres humanos”.
Baruch Spinoza (1623-1677) foi um pensador holandês de origem sefardita. Herdeiro crítico do cartesianismo, ele foi um dos grandes racionalistas da filosofia do século XVII. Suas posturas críticas com relação à religião, próximas ao panteísmo, fizeram com que ele fosse excomungado e exilado. Spinoza acreditava que o sagrado reside na natureza em si, uma ideia com a qual Einstein parece ter concordado.

O cientista acreditava que a mente humana limitada não é capaz de compreender a imensidão do Universo, e que tanto a ciência quanto a religião compartilham do mesmo objetivo, que é a busca pela verdade.


pijama surf
seuhistory

Nenhum comentário:

Postar um comentário