07/10/2017

Conheça 10 objetos que mudaram o mundo



Todos os dias, a gente acorda, olha as horas no nosso relógio, toma banho no chuveiro de água quente, olha o trânsito no aplicativo do celular, vai trabalhar ouvindo música. Chegando no escritório,  acende a luz, liga o ar condicionado (sempre frio demais), o computador, olha os e-mails, telefona pra clientes e fornecedores.

Tudo isso nós geralmente fazemos sem parar nem um segundo pra pensar no quanto a nossa vida é moldada por certos objetos. Relógio, chuveiro elétrico, smartphone, rádio, lâmpada, ar condicionado, computador, telefone e milhares de outros aparelhos e apetrechos – creia! – nem sempre fizeram parte da rotina das pessoas. Alguns deles, aliás, mudaram o mundo. É deles que vamos falar agora. Veja uma lista com os objetos que promoveram as maiores revoluções de suas épocas:


10) Fósforos
Matches
O fogo foi uma das grandes descobertas da humanidade. Mas os palitos de fósforo – ou palitos de fogo portátil – também representaram um divisor de águas na história do mundo. A facilidade de ter fogo para afugentar animais, aquecer-se e cozinhar alimentos a qualquer momento e em qualquer lugar (seco), porém, só aconteceu em 1910. Antes disso, um maço de palitos continha fósforo suficiente para matar uma pessoa.
9) Bicicleta
Ordinary_bicycle02
Super na moda hoje em dia e encarada como o meio de transporte do futuro, a bicicleta foi um instrumento de libertação feminina. Inventada em 1885, as magrelas deram às mulheres da época uma mobilidade que elas nunca haviam imaginado. “Eu olho e aprecio toda vez vejo uma mulher passar por mim em uma bicicleta”, afirmou a ativista feminista Susan B. Anthony, que lutou pelo direito feminino ao voto, em uma entrevista a New York World em 1896. Além desse quê revolucionário, as bikes também foram o estopim para a pavimentação das ruas e foram precursoras de tecnologias que, posteriormente, foram utilizadas nos automóveis.

8) Despertador
Favre-Leuba_alarm_clock
Quantos de nós não perderiam cronicamente a hora para o trabalho ou para a escola/faculdade? Eu certamente seria uma dessas. Apesar de a invenção já ter séculos, foi só em 1876 que se construiu um modelo que cabia em cima de um criado mudo. O aparelho teve um papel fundamental – e óbvio – na Revolução Industrial.

7) Telefone
Telephone
Antes da internet (lembra?), era via telefone que as pessoas se comunicavam com os parentes e os amigos que moravam longe. A tecnologia teve um papel importante na Primeira Guerra, e depois, no surgimento do primeiro tipo de internet, a discada (aposto que você ouviu o barulhinho da conexão na cabeça).

6) Ar condicionado portátil
airconditioning
Estamos em dezembro no Brasil. No Rio de Janeiro, a sensação térmica atingiu os 48º na semana passada. Precisa dizer por que o ar condicionado doméstico é um dos 10 objetos que mudaram o mundo? A maravilha foi lançada no verão de 1939 na Feira Mundial de Nova Iorque. Em 1953, os estadunidenses compraram mais de 1 milhão de aparelhos. Nos últimos cinco anos, os fabricantes já expediram mais de 41 milhões para todo o mundo. No Brasil, o setor vem apresentando crescimento nos últimos sete anos, pelo menos – com ou sem crise, com ou sem inflação controlada. A expectativa para o setor este ano era de crescer 10%. Se depender de mim, eles conseguem: cansei de dormir mal por causa do calor.

5) Computador pessoal
personal computer apple
Hoje, quando quase todo mundo tem um computadorzinho dentro do bolso, fica até difícil pensar no desktop como algo revolucionário. Tente pensar em um mundo em que tudo era feito na máquina de escrever e todos os arquivos eram de papel (PÂNICO!!!). Mas aí, em 1977, a Apple lançou seu primeiro modelo de computador pessoal, seguido em 1981 pela IBM. Hoje, nos EUA, 80% das residências possuem um desktop ou notebook. No Brasil, a edição mais recente do estudo anual “Medindo a Sociedade da Informação”, publicada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) em outubro de 2013 com informações referentes a 2012, revelou que 50% das residências do país já têm acesso a computador.

4) Agulha hipodérmica
Hypodermic syringe
Sabe aquela desagradável cacete picada de agulha? Salva vidas. A agulha furada, que permite injetar líquidos por baixo da pele ou dentro do músculo (ai!) foi inventada em 1844, mas seu potencial só foi plenamente utilizado um século depois, quando as vacinas injetáveis começaram a ser usadas e salvaram milhões de pessoas da poliomielite, tuberculose, raiva e várias outras doenças.

3) Televisão
TV Set
As origens do aparelho datam do final do século XIX, mas o boom da TV só aconteceu na década de 1950. Em 1949, nos Estados Unidos, havia menos de 1 milhão de aparelhos de TV no país. Quatro anos depois, esse número pulou para – pasme! – 25 milhões. Por cerca de 50 anos, a televisão foi a principal fonte de informação da maioria esmagadora dos brasileiros. E até hoje, em locais mais afastados como as casas de ribeirinhos no Amazonas e no Pará, os únicos utensílios da casa são uma mesa, quatro cadeiras de plástico e um aparelho de TV.

2) Rádio
Vintage_Radio_Collection-_Air_Castle_Table_Radio_with_Push_Buttons,_Circa_1930s_(8596685098)
Nas grandes cidades, é cada vez mais raro encontrar gente que ainda ouve rádio (daqui a pouco vira hipster). Mas, no início do século passado, o aparelho era o principal veículo de informação e fonte de diversão das pessoas. Em 1938, ele foi o pivô de um episódio histórico: a “invasão da Terra” por marcianos. Em 30 de outubro daquele ano, Orson Welles resolveu pregar uma peça em todo mundo nos EUA e narrou uma obra literária em tons de matérias jornalísticas. O resultado foi uma onda de histeria, gente abandonando as casas e querendo fugir do país. #pã

1) Smartphone
smartphone_Highways Agency
O que dizer desse aparelhinho que conheço pouco mas já considero pacas? É isto mesmo: faz pouco tempo que os smartphones entraram no dia a dia das pessoas. Mas tenho certeza: você não consegue mais viver sem ele. Filho dos aparelhos celulares e surgido nos anos 2000, os smartphones passaram a substituir muitas tarefas do computador, além de ter possibilitado que até pessoas sem acesso à energia elétrica se conectassem com o mundo.

Raquel Sodré
super

Nenhum comentário:

Postar um comentário