01/12/2017

666 ou 616: qual o verdadeiro número da besta?



No imaginário popular, 666 é o número da besta. Citado no texto bíblico do Apocalipse, o algarismo remeteria ao Anticristo, embora haja inúmeras controvérsias históricas sobre sua origem, significado e, inclusive, sobre o número em si, já que muitos especialistas acreditam que a verdadeira marca da besta é o 616, e a associação ao 666 teria se dado devido a erros de tradução.

Os Papiros de Oxirrinco, um dos manuscritos gregos mais antigos de que se tem notícia, definem de fato o 616 como o número da besta. Alguns historiadores acreditam que as discrepâncias com relação a esse algarismo têm a ver com o fato de os romanos escreverem os números com letras que possuem valores distintos para os gregos. Desse modo, o 666, na denominação romana, poderia se referir a Nero ou ao imperador Domiciano, duas figuras famosas por suas perseguições aos antigos cristãos. Por outro lado, a tradução do 616 para fonemas poderia significar que César matou cruelmente Jesus Cristo.
Embora não haja consenso histórico sobre o verdadeiro número da besta, atualmente é cada vez maior o número de estudiosos que defendem o 616.



brujula verde
seuhistory

Nenhum comentário:

Postar um comentário