24/01/2018

6 fatos sobre o cérebro humano que a neurociência não é capaz de explicar



O funcionamento do cérebro humano tem sido uma grande incógnita para ciência desde os primórdios da humanidade. Nas últimas décadas, graças aos avanços da neurociência, muitas questões puderam ser elucidadas. Outras, no entanto, continuam sendo um enigma.

Dor: Os especialistas ainda não conseguiram estabelecer qual é o mecanismo pelo qual algumas pessoas conseguem bloquear os impulsos dolorosos nem a origem dos diferentes limiares que cada corpo possui.

Sonhos: Embora se saiba que os sonhos desempenham um papel fundamental nos processos de aprendizagem e na plasticidade neuronal, muitos aspectos do seu funcionamento continuam sendo um mistério.

Memória: Ainda não se sabe como o hipocampo funciona na hora de armazenar e eliminar as lembranças.

Decisões: Embora se saiba que, na hora de tomar decisões, dois sistemas diferentes interveem (o do controle cognitivo e o da rede de avaliação), a ciência ainda não conseguiu estabelecer quais são as funções que prevalecem nesses mecanismos.

Inteligência: A avaliação da inteligência continua sendo um ponto fraco para a neurociência. Apesar de existirem vários testes, os especialistas acreditam que eles são capazes apenas de medir aspectos parciais da mesma.

Codificação neuronal: Apesar das inúmeras pesquisas realizadas nesse campo, ainda não foi possível estabelecer como funciona o processo pelo qual os estímulos elétricos se transformam em informação codificada.
 

pijama surf
seuhistory

Nenhum comentário:

Postar um comentário