22/01/2018

TAILS - Anonimato total na internet



Até o ano de 2013 a privacidade na internet não era uma preocupação demonstrada por boa parte dos internautas. Mas após as revelações feitas pelo ex-técnico da CIA, Edward Snowden, sobre alguns programas de vigilâncias de espionagem do governo Americano. A privacidade das informações acessadas na internet passou a ser levada em consideração, e principalmente aumentou a busca por tecnologias que protejam o acesso as informações pessoais.

Navegar na internet com o modo 'anônimo' habilitado do navegador reduz a gravação de arquivos com o histórico de sites visitados e das preferências do internauta, mas não garante total privacidade. Entre as soluções mais confiáveis, navegar na internet usando o Tor browser reduz ainda mais o risco de ter os dados interceptados por algum tipo monitoramento. Porém ainda não é o suficiente para os leitores que busca o total anonimato na rede. Nessa coluna será apresentado o Tails, um sistema operacional usado pelo Edward Snowden para evitar o monitoramento da NSA.

Sobre o Tails
Tails significa o acrônimo de 'the amnesic incognito live system', o sistema operacional foi desenvolvido a partir da distribuição Debian GNU/Linux e nele foram adicionados programas e bibliotecas destinados a segurança dos dados. O sistema é instalado num cartão de memória ou pen drive, e carregado inteiramente na memória do computador. Todas as informações do usuário são eliminadas quando o computador é desligado ou reiniciado. Outras distribuições GNU/Linux já oferecem o modo Live CD, porém o diferencial do Tails vai além do carregamento do sistema na memória devido a personalização avançada destinada para proporcionar privacidade e segurança durante a navegação na internet.


Como instalar o sistema num pen drive ou cartão de memória
Para instalar o Tails siga os passos descritos abaixo:

1 - Acesse o site do desenvolvedor e faça o download do arquivo de instalação disponível nesse link aqui.

2 - Faça o download de um programa chamado Universal USB Installer, disponível para download nesse link aqui.

3 - Conecte o pen drive ou cartão de memória no computador.

4 - Execute o programa Universal USB Installer para a instalação do Tails no dispositivo de armazenamento.


5 - Na lista de seleção correspondente ao 'Step 1', localize a opção 'Tails'.

6 - No campo correspondente ao 'Step 2, clique em browser e localize o arquivo ISO que foi obtido no site do desenvolvedor.

7 - No campo correspondente ao 'Step 3', selecione o pen drive ou cartão de memória entre os dispositivos exibidos na lista.

8 -  Clique no botão 'Create' para inicializar o processo de instalação e aguarde até a mensagem de notificação de conclusão.

9 - Reinicie o computador com o pen drive conectado ao computador.

Para que o sistema seja inicializado pelo pen drive, o modo de inicialização na BIOS terá que estar habilitado. A configuração do modo de inicialização pode variar dependendo do modelo de computador. É preciso verificar no manual do fabricante quando essa opção não é exibida quando o computador é ligado. Na maioria dos modelos disponíveis do mercado basta pressionar a tecla DEL e aguardar a exibição da tela de configuração. Se o leitor tiver dificuldade nessa etapa, descreva o modelo de computador na área de comentários para que eu possa indicar precisamente qual é o procedimento específico a ser seguido.




O gerenciador de ambiente gráfico do sistema é o padrão presente na maioria das distribuições GNU/Linux, com o menu posicionado na parte superior da tela, os programas para internet disponíveis são os seguintes:

- Tor para navegação.

-  Icedove como cliente de e-mail.

-  Pidgin como mensageiro instantâneo.

-  KeePassX para o gerenciamento de senhas.





Também estão disponíveis os programas de edição de imagem baseados em software livre e o suíte de escritório LibreOffice como alternativa ao Microsoft Office.


Sobre o Tor browser
É um navegador de internet baseado no Mozilla Firefox, através dele a conexão com a internet tem o tráfego distribuído entre diferentes computadores e servidores de maneira totalmente encriptada. E por esse motivo é tão difícil interceptar os dados e identificar a localização do usuário

conteúdo
Ronaldo Prass
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário