03/02/2018

5 invenções muçulmanas que mudaram a história



Desde o início dos tempos, a cultura muçulmana deu origem a algumas das maiores invenções conhecidas:

Café: Essa bebida famosa, consumida atualmente em todos os cantos do planeta, foi preparada pela primeira vez no Iêmen, no século IX. Os sufis a utilizavam para ficar acordados durante maratonas de orações e estudos religiosos. Com o tempo, chegou ao Cairo e, no final do século XII, já era consumida na Turquia.

Universidade: A primeira universidade do mundo antigo foi criada por Fátima al-Fihri, no ano de 859, em Fez, Marrocos. Mariam, sua irmã, construiu uma mesquita em terras vizinhas e, juntas, elas criaram a primeira Universidade e Mesquita Al Quaraouiyine. Atualmente, mais de mil anos depois, ela continua em funcionamento.

Álgebra: O vocábulo vem de um tratado persa intitulado “Kitab al-Jabr wa-I-Mugabala”, conhecido como “O Livro da Restauração e do Balanceamento”, que se baseia nos sistemas gregos e indianos para padronizar os números racionais, irracionais e as formas geométricas.

Ótica: O fundador da ótica moderna é Ibn al-Haitham, que, no ano 1.000 d.C., conseguiu provar que os olhos são capazes de ver objetos graças à luz refletidas por eles. Ele foi contrário, então, à teoria de Euclides e Ptolomeu, que afirmava que era o olho que projetava a luz sobre os objetos.

Hospitais: Os primeiros hospitais parecidos aos atuais, com salas de atendimento aos doentes e aulas para ensinar os aprendizes de médico, surgiram no Egito, no século IX. O primeiro de todos foi o hospital Ahmad ibn Tulun, fundado no ano de 872 d.C.



islam hoy
seuhistory

Nenhum comentário:

Postar um comentário