16/02/2018

Remédio experimental pode curar gripe em 24 horas



Uma empresa farmacêutica japonesa afirma ter criado um remédio que pode acabar com o vírus da gripe em até 24h.

A droga, que está nas fases finais de testes, também pode reduzir o poder de contágio da doença – e só precisa de uma dose para fazer efeito completo. Chamada de ‘baloxavir marboxil’, ela pode chegar às farmácias japonesas já em maio de 2018. O remédio já foi testada com sucesso em 1.436 pacientes.
Seu funcionamento é simples: ele inibe uma enzima de restrição que é essencial para que os vírus se repliquem e sintetizem proteínas a partir do próprio material genético. Com este bloqueio, o remédio não só evita que o vírus se espalhe, mas também limita sua habilidade de entrar em nossas células e induzir os sintomas da gripe.
Pacientes que começaram a mostrar sinais de infecção nas primeiras 48 horas disseram ter se livrado dos sintomas 53 horas depois de tomar uma pílula do baloxavir marboxil. O efeito do remédio no organismo começava antes: em 24h, o vírus já parava de se replicar. Já os pacientes que tomaram placebo – e contavam apenas com o próprio sistema imunológico para combater o vírus – só se sentiam melhor depois de 80 horas.
Os testes também sugerem que o remédio pode causar menos efeitos colaterais que outros disponíveis no mercado. Mas nem tudo são flores: o estudo excluiu pessoas com alto risco de desenvolver complicações decorrentes da gripe, tornando impossível de saber se, em casos mais severos, o remédio funcionaria tão bem.

Lucas Baranyi
super

Nenhum comentário:

Postar um comentário