27/03/2018

Cientista acredita que faremos contato com extraterrestres neste século



Será que a humanidade está próxima de fazer contato com seres extraterrestres inteligentes? O físico Michio Kaku, professor do City College de Nova York, acredita que sim. "Tenho a impressão que ainda neste século faremos contato com uma civilização alienígena por meio de rádio", disse.

O professor especula que, caso os alienígenas possuam tecnologia para viajar para a Terra, eles não se impressionem com o nosso grau de desenvolvimento.
Em caso de contato, ele acrescenta que teremos que entender as intenções dos extraterrestres e avaliar se eles representam uma ameaça para os terráqueos. "A comunicação com eles será difícil, já que podem estar a muitos anos-luz de distância. Nesse meio tempo, devemos decifrar sua linguagem e entender seu nível de tecnologia".
Apesar do otimismo de Michio, outros cientistas acreditam que um contato iminente com alienígenas não esteja tão próximo. Segundo o astrobiólogo David Grinspoon, iniciativas como o SETI (que busca sinais de vida em outros planetas) são promissoras, mas nada garante que conseguiremos algum tipo de contato em curto ou médio prazo. "Não seria fantástico se fizessemos contato em breve? Mas isso também poderia levar mil anos... o que não é nada em termos de tempo cosmológico", disse Grinspoon.
Michael Michaud, membro da Academia Internacional de Astronáutica e especialista no SETI, diz que sempre haverá um grau de incerteza na busca por vida extraterrestre. "Não há como prever quando o contato irá acontecer", diz ele. Michauld acredita que a busca por extraterrestres é mais difícil do que se imagina, mas que não há razão para desistir de procurá-los.

IFLScience
space.com
seuhistory