07/04/2018

Arqueólogos encontram luvas de boxe utilizadas na Roma Antiga



Na Roma Antiga, já se praticava uma forma primitiva de boxe, chamada de pugilatus (de onde deriva a palavra pugilismo). Há inúmeras pinturas e esculturas da época descrevendo o esporte, mas nunca havia sido encontrado nenhum aparato utilizado nos combates. Agora, arqueólogos encontraram um par de luvas usadas para proteger as mãos dos lutadores.

A descoberta foi feita próxima da Muralha de Adriano, uma fortificação construída pelos romanos no norte da Inglaterra. O equipamento não se assemelha às luvas de boxe modernas. Na verdade, são algo como bandagens acolchoadas de couro que absorviam os impactos dos socos dos boxeadores.  O boxe romano era praticado para aprimorar as habilidades de luta e  também como competição.
Estima-se que as luvas tenham sido utilizadas por volta do ano 120 D.C. O estado de preservação delas impressionou os pesquisadores: elas ainda servem confortavelmente em mãos modernas. Ao que tudo indica, esse é o único par daquela época remanescente no mundo.
O sítio arqueológico onde as luvas estavam foi descoberto por acidente. O equipamento estava bem preservado porque ficou enterrado sob um piso de concreto por quase dois mil anos. O ambiente sem oxigenação ajudou na conservação do material. No local, também foram encontrados aparatos militares e pertences pessoais de habitantes da época.

The Guardian
seuhistory

Nenhum comentário:

Postar um comentário