30/09/2018

Ratinho foi cúmplice do Richa na violência contra os professores, diz João Arruda no debate da RIC



Candidatos aliados e de oposição ao governo Beto Richa protagonizam alguns dos principais duelos no debate da RIC TV, na noite dessa sexta-feira (28). Já no primeiro bloco, o candidato a governador pelo MDB, João Arruda, questionou a governadora Cida Borghetti sobre sua proximidade com Beto Richa, deixando clara a ligação dela e do candidato Ratinho Jr com o ex-governador, preso esse mês e investigado em vários processos de corrupção.
“A senhora foi vice do Beto Richa, assim como o Ratinho foi secretário dele e agora tenta esconder essa relação”, ressaltou, citando que, após os escândalos de corrupção, ambos tentam fugir do ex-governador e “jogá-lo no rio”.

Para João, os eleitores precisam separar e entender “quem é quem” nesta eleição. “Ratinho e Cida são aliados do Beto Richa, embora tentem negar isso. Mas o único candidato de oposição sou eu. Sempre combati a corrupção desse governo e represento a verdadeira mudança”, afirmou.
 
Massacre de 29 de abril

Em outro momento, João Arruda questionou o concorrente Ratinho Jr sobre o “massacre do Centro Cívico”, episódio que ocorreu no dia 29 de abril de 2015, quando professores foram vítimas da truculência do governo de Beto Richa.

“Ratinho, você fica dizendo que não tem nada a ver com a violência contra os professores por que estava em outra secretaria e não a de Educação, mas você fazia parte do governo Richa e teve responsabilidade também", afirmou João, que questionou: "Você, quando estava no helicóptero com o Beto Richa, nunca questionou o governador sobre essa violência contra os professores? Por que você nunca se posicionou?. E não adianta dizer que não era problema da sua pasta, porque a educação é um dever de todos”.
 
Apoio às micro e pequenas empresas

Após citar que foi relator da lei do Simples Nacional e perguntar ao petista dr. Rosinha como vai apoiar os pequenos comerciantes e empresários, João Arruda defendeu o retorno da política tributária do governo de Roberto Requião, com redução de impostos em todas as faixas para as micro e pequenas empresas. Ele também defendeu o fim da substituição tributária e, ao final, ainda lembrou que o vice de Ratinho, Darci Piana, assinou pedido para prorrogação do pedágio.
 
Violência contra as mulheres

Ao responder pergunta de Cida Borghetti sobre violência contra as mulheres, João Arruda destacou sua atuação na Câmara Federal, como autor da Lei Maria da Penha Virtual, que combate os crimes virtuais contra as mulheres, e disse que vai reforçar esse trabalho no governo do Paraná. “Como autor da Lei Maria da Penha Virtual, trabalhei para combater os crimes contra as mulheres, crimes cometidos por machistas. E no nosso governo vamos intensificar as ações no combate ao feminicídio e contra o preconceito de gênero”, destacou.
 
Consertar a segurança pública

“O governo deles (Beto Richa, Cida e Ratinho Jr) não construiu nenhuma penitenciária, enquanto o nosso (do MDB) construiu 14. Vamos retomar a construção de penitenciárias e fazer uma na Região Metropolitana para os presos provisórios”, disse João Arruda no 4º bloco do debate da RIC TV.
 
Ao responder a Paulo Gomes, apresentador do Cidade Alerta, João reafirmou que segurança será prioridade em seu governo. Ele descartou os projetos mirabolantes, com uso de tecnologia importada apresentados por Ratinho Jr, e defendeu investimentos básicos como a compra de coletes a prova de bala e armamentos adequados para os policiais e uso de tecnologia local.
 
João também defendeu a retomada do projeto de melhorar o vínculo dos policiais com as comunidades, através dos conselhos comunitários de segurança, e a integração entre as polícias.


Pedágio

Ao comentar resposta do candidato Dr. Rosinha (PT) sobre o pedágio, João Arruda lembrou que os candidatos a vice de Ratinho Jr e Cida Borghetti assinaram pedido para renovação dos atuais contratos. João votou pela proibição da renovação na Câmara dos Deputados.
 
O candidato do MDB disse que vai implantar um modelo de concessão que baixe o valor do pedágio e garanta fiscalização das obrigações das concessionárias. “Em vez de indicados pelo governador, criaremos um conselho esterno de fiscalização, com o Judiciário, o Ministério Público, as associações comercias e até religiosas”, afirmou.



Segundo turno: nova chance de debater o Paraná
João Arruda terminou o debate da RIC TV reafirmando que nessas eleições há dois candidatos [Ratinho Júnior e Cida Borghetti que representam a continuidade do governo Beto Richa. “A população pagou caro por serviços essenciais. Subiu o preço da luz, da água e os impostos das pequenas empresas aumentaram. Também nesse governo caiu a qualidade da educação e da saúde. Nossa candidatura representa a verdadeira mudança. Peço o voto de confiança do eleitor para que tenhamos um segundo turno e assim possamos ampliarmos o debate sobre os problemas do Paraná”, concluiu Arruda.
#JoãoArruda15

Nenhum comentário:

Postar um comentário