25/11/2018

Para que serve mesmo o vinagre?





Limpa as sujeiras.

É a química, cabrón. A casca do ovo tem carbonato de cálcio (CaCO3) que, no ofurô do seu fogão, reage com o ácido acético (H3CCOOH), mundialmente conhecido (e recentemente apreendido por aí) como vinagre.

Isso deixa a casca menos rígida e mais elástica. Perceba também as bolhinhas de gás carbônico na superfície do ovo. Voilà, a casca não quebra.

O vinagre, além disso, aglutina a clara, pois seus ácidos reagem com as proteínas e aceleram a coagulação. Assim, a clara não se espalha na água. Para que isso serve? Para você fazer ovos pochês e refinar seu café-da-manhã ressacudo.

Se você pingar alguns ml de vinagre antes de ferver a água, vai preservar sua surrada panela. Manja aquelas manchas pretas que se formam em panelas de alumínio? Pois é, o vinagre ajuda a evitá-las, já que deixa a água ácida, o que impede o acúmulo de sais na lateral.

Agora, aproveitando o ensejo (adoro falar “ensejo”), use vinagre para se livrar de sujeiras pestilentas. Aproveite o vinagre branco daquela saladinha chechelenta e encharque uma esponja com ele para lavar o box do banheiro. De quebra, você também pode eliminar cheiro de cocô ou xixi do seu animal de estimação (ou de algum amigo bêbado).

Se quiser alguma dica menos útil, saiba que a nuvem intergalática Sagitário B2, a 25 mil anos-luz da avenida Paulista, contém moléculas de ácido acético.

Ou seja, uma nuvem cósmica inteira recheada de vinagre.

Nunca vai acabar.


conteúdo
oraculo
Super