23/03/2019

Verme hermafrodita se reproduz sozinho introduzindo o pênis na própria cabeça

E o processo é realmente violento. Que segredos esses olhinhos ocultam?


Como as pessoas solteiras aliviam suas necessidades ahmn... afetivas? Agora, imagine se masturbação causasse gravidez. É o caso do platelminto Macrostomum hystrix: a espécie hermafrodita é capaz de fecundar a si mesma, na falta de parceiros, através do sexo solo.

Tire as crianças da sala, que essa é a parte menos estranha. Os órgãos femininos ficam na cabeça, e o masculino, no ventre - a cópula é sempre na posição 69. O caso é que não existe entrada para a parte feminina. O pênis do Macrostomum hystrix é o chamado estilete, uma ponta de lança com que ele perfura a pele do parceiro para acessar seus ovos - a chamada "inseminação traumática".  Assim, o verme não só está fecundando a si próprio, mas fazendo isso através da penetração violenta da própria cabeça - ainda que a autoinseminação esteja longe de ser única à espécie, essa é a primeira vez que cientistas observam isso acontecendo dessa forma tão... peculiar.  

Por Fábio Marton
super 
Referência
Hypodermic self-insemination as a reproductive assurance strategy, Lukas Schärer et al, Proceedings of the Royal Society, http://rspb.royalsocietypublishing.org/content/282/1811/20150660

Nenhum comentário:

Postar um comentário