22/10/2019

O que é o terceiro polo e por que seu derretimento será catastrófico



O Indocuche, no Himalaia, é uma vasta região montanhosa que inclui o planalto tibetano. Estende-se ao longo de cerca de 100.000 km² e abriga mais de 50.000 geleiras. Para os habitantes do Tibete, essas montanhas e geleiras são sagradas e não devem ser perturbadas. Do contrário, haverá consequências catastróficas. Mesmo que os cientistas não acreditem nessas profecias, eles concordam que algo grave está acontecendo na região.
“O Indocuche também é chamado de terceiro polo porque contém as maiores reservas de gelo depois das regiões polares”, destaca Anna Sinisalo, coordenadora do programa sobre criosfera (áreas cobertas por gelo) do ICIMOD - Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado das Montanhas. E algo muito importante é que o Indocuche alimenta dez dos maiores rios da Ásia, como o Ganges, Amarelo, Yangtsé e Mekong. Por isso, é chamado de “a torre de água da Ásia”, já que se estima que um quarto da população mundial depende desses rios.
As geleiras do Indocuche estão derretendo em um ritmo acelerado, o que eventualmente causará escassez de água e provocará migrações massivas e conflitos regionais. Os estudos indicam que, entre os anos 2000 e 2016, foram perdidas cerca de 16 gigatoneladas de gelo por ano. E, a menos que as emissões de carbono sejam drasticamente reduzidas, para deter o aumento da temperatura global, no ano 2100 de 70% a 80% da massa das geleiras será perdida.


conteúdo
BBC
historyplay

Nenhum comentário:

Postar um comentário