15/03/2020

Guia para viver com um infectado pelo coronavírus



Se você convive com uma pessoa que foi infectada pelo novo coronavírus de Wuhan (Covid-19) ou que possa estar, procure isolar o paciente e aumente as precauções de higiene. Este guia, baseado nos conselhos da Comunidade de Madri, a região da Espanha com o maior número de infectados, explica como fazê-lo:



1. Como uma pessoa infectada deve ser isolada em uma casa?
Para isolar uma pessoa infectada pelo coronavírus em sua própria casa é conveniente dispor de um quarto exclusivo para ela. Também é recomendável não compartilhar o banheiro com a pessoa infectada e evitar, na medida do possível, estar com o paciente em outros cômodos da casa para cumprir o protocolo de manter pelo menos um metro de distância de qualquer caso positivo.
- Sempre que possível, é recomendável instalar o paciente em um quarto de uso exclusivo.
- Colocar o lixo do paciente em uma lata com tampa dotada de um saco em seu interior com fecho hermético.
- Garantir uma boa ventilação e uma janela com acesso à rua.
- Se possível, reservar um banheiro para a pessoa infectada.
- Para minimizar o contato, o paciente tentará se comunicar com o resto dos parentes ou coabitantes por meio do telefone celular.
- Limitar a circulação pela casa a situações estritamente necessárias.
- Se sair da sala, recomenda-se o uso de máscara e uma correta higiene das mãos com água e sabão ou um desinfetante à base de álcool.
2. Como limpar a casa?


Quando se convive com alguém infectado pelo Covid-2019 é imprescindível fazer uma limpeza diária completa para evitar novas infecções. Atenção especial deve ser dada às superfícies em que a pessoa infectada possa ter tocado.
- A pessoa responsável pela limpeza deve usar máscara e luvas.
- Para a limpeza, deve ser usada uma solução de água sanitária: uma parte do desinfetante para cada 49 de água.
- Limpar diariamente todas as superfícies de contato frequente: maçanetas, mesas, interruptores, torneiras, vasos sanitários, telefones e teclados.
- A louça e os utensílios devem ser lavados com água quente e sabão, de preferência em uma máquina de lavar louça para alcançar os 60ºC.
- A roupa do paciente pode ser lavada separadamente com o detergente habitual a uma temperatura entre 60º e 90ºC. Deixar secar totalmente.
3. O que deve ser feito com os resíduos?


Os resíduos contaminados de um infectado pelo coronavírus de Wuhan podem ser perigosos para a segurança do resto das pessoas que vivem com ele. Portanto, um tratamento correto dos restos gerados pode evitar possíveis contágios. É essencial usar elementos de limpeza descartáveis, isolar corretamente o lixo em um saco plástico e uma fazer uma higiene pessoal completa depois do tratamento desses resíduos.
- Jogar as luvas e a máscara no lixo e lavar as mãos em seguida.
- O lixo deve estar dentro de um saco plástico fechado.
- A toalha da pessoa infectada deve ser usada uma única vez e colocada em um balde específico.


conteúdo
Mariano Zafra
Yolanda Clemente
Patricia R. Blanco

Nenhum comentário:

Postar um comentário